Terceirização em Vendas e Marketing (parte 3)

16/01/2023

Startups, Médias e Pequenas Empresas

As Startups geralmente estão cientes das necessidades de marketing e das estratégias digitais de vendas. Algumas empresas de médio e pequeno porte têm noção da importância do marketing e da gestão de vendas, e ainda há um terceiro grupo que ignora o marketing totalmente.

Nesta série de artigos apresentamos os 10 principais benefícios da terceirização em Vendas e Marketing. Já falamos sobre esta estratégia para grandes corporações e hoje nossa atenção está voltada às empresas de menor porte e às iniciantes.

Para as pequenas empresas, contratar um profissional de marketing pode ser um grande custo.

Então, as empresas “se viram” e acontecem algumas coisas mais ou menos assim:

(Conheço muito bem porque já passei por algumas destas atividades com meu próprio negócio)

  • Você mesmo tenta fazer o layout dos seus cartões de visitas e panfletos
  • Contrata um jovem ou uma jovem para distribuir seus panfletos em residências ou na entrada das estações do metrô, por exemplo
  • Contrata uma agência de publicidade para construir seu site – isto foi em 2002! Para atualizá-lo você tenta usar alguma ferramenta gratuita e fazer isso você mesmo
  • Cria uma página no Facebook e pede para que um dos seus funcionários cuide dela
  • Cria uma conta no Twitter, no Instagram, no Pinterest e não sabe o que publicar em cada uma delas. Um dia você vai esquecer que criou todas estas contas e vai deixá-las de lado.

Sabemos que estas atividades são importantes. Algumas delas executadas por nós mesmos podem gerar algum resultado. Mas no final das contas você vai achar que o marketing não funciona, porque algum resultado não é o que devemos esperar – devemos planejar as ações para que tenhamos os resultados que realmente contribuirão para o crescimento saudável dos negócios.

Estas 5 atividades acima executadas por profissionais podem ter seus resultados medidos visando o Retorno sobre o Investimento:

  • Seu logotipo, cartão de visitas e folhetos contam corretamente o que você oferece, quem sua empresa é, e atraem seus clientes?
  • As pessoas estão pelo menos lendo seu material? Você consegue medir o retorno sobre este investimento? O seu panfleto foi realmente distribuído nas regiões e para as pessoas do seu interesse?
  • Como seu site é encontrado no Google? Como ele poderia estar melhor posicionado e que novas oportunidades de negócios estas análises poderiam trazer?
  • Qual a experiência do seu funcionário em Marketing Digital? E em Marketing de Conteúdo?
  • Quantas oportunidades sua empresa está perdendo por não ter uma estratégia de comunicação multiplataforma? E o desgaste da marca em manter contas publicadas e sem atividade?

Voltando aos principais benefícios da terceirização em Marketing e Vendas vamos detalhá-los sob a ótica das empresas menores:

Perfil: Empresas que não têm equipes de vendas e marketing ou contam com poucos recursos em ambas as frentes

1.Menor custo e risco: Considere os custos de contratar, treinar e reter os melhores talentos. Uma equipe terceirizada experiente e confiável reduz o risco de ineficiências operacionais e diminui consideravelmente o impacto no custo de contratação e manutenção destas equipes.

2. Acesso a talentos: Sua empresa terá acesso a equipes que estão sempre atualizadas, e como já trabalharam com muitas outras empresas antes desenvolveram práticas otimizadas com base em experiências comprovadas. Tenha acesso a profissionais experientes que já trabalharam para grandes empresas e acesso a novas tecnologias de marketing e vendas fortalecendo seus investimentos.

3. Economia de Tempo: Sua empresa deve concentrar-se em fornecer produtos e serviços que atendam às necessidades dos seus clientes. Permita que profissionais de mercado trabalhem sua estratégia e execução do planejamento de marketing e vendas. Invista seu capital e tempo na alma do seu negócio, e em seus principais clientes.

4. Infraestrutura e Aprendizado: Permite que sua empresa tenha ferramentas, infraestrutura e base de conhecimento de grandes empresas. Este legado certamente se refletirá na imagem que os clientes e fornecedores têm do seu negócio. O aprendizado adquirido com parceiros externos se tornará um legado para sua empresa.

5. Estabilidade: Por conta da redução dos custos é possível manter os serviços de marketing e vendas rodando de forma modulável de acordo com as necessidades e orçamento disponíveis. A ausência de um funcionário, ou a retração do mercado não vão prejudicar sua estratégia. As ações devem ser planejadas com antecedência assim como os investimentos para resultados sustentáveis.

6. Networking: Bons parceiros abrem portas em termos de novos clientes e contatos em áreas de atuação que podem ser interessantes para seu negócio. Sua empresa poderá acessar empresas de maior porte ou de outros segmentos e ser endossada por seu fornecedor de serviços terceirizados.

7. Crescimento: Startups, Pequenas e Médias empresas são notoriamente restritas quanto aos tamanhos das suas equipes. A contratação de uma equipe terceirizada de vendas e marketing permitirá um rápido crescimento através do planejamento e execução de ações estratégicas.

8. Projetos Modulares: Invista somente no que é necessário e importante para o seu negócio. Isto significa que uma vez detectadas as necessidades primordiais de marketing e vendas o trabalho deve ser concentrado em dois ou três módulos que vão trazer resultados a curto prazo. Conforme os resultados forem mensurados outros módulos podem ser acrescentados para resultados de médio e longo prazo.

9. Otimização de Sistemas e Investimentos: Existe uma dezena softwares e plataformas de marketing que são muito atraentes em suas ofertas. No entanto mesmo as funções mais simples destes sistemas requerem algum desenvolvimento e uma rotina planejada de ações. Deixe que uma equipe profissional garanta o sucesso do uso destas ferramentas.

10.Foco: Se a sua equipe e o seu tempo são limitados, você está focado nas atividades essenciais do seu negócio. Terceirizar algumas metas e atividades estratégicas vai garantir que estas serão executadas enquanto sua concentração está nas prioridades do dia-a-dia.

A terceirização total ou parcial em Vendas e Marketing pode custar muito menos do que você imagina. O que pode custar muito mais caro é não fazer nada, ou fazer atividades aleatoriamente sem planejamento e sem metas.

Escolha um parceiro que demonstre tanto apreço e preocupação por sua empresa como você mesmo e trabalhem juntos como um time de alta performance.

Confira também

Terceirização em Vendas e Marketing (parte 2)

Terceirização em Vendas e Marketing (parte 2)

Na segunda parte do nosso artigo falaremos um pouco mais sobre os 10 benefícios principais da terceirização em vendas e marketing para grandes empresas e para empresas que já contam com departamentos de vendas e marketing estruturados. Relembrando a lista dos 10...

Terceirização em Vendas e Marketing (parte 1)

Terceirização em Vendas e Marketing (parte 1)

É comum terceirizar algumas atividades de um negócio: contabilidade, recursos humanos, serviços ao cliente, TI e logística. A terceirização tem uma capacidade comprovada de fornecer inúmeros benefícios para empresas de todos os tamanhos e há inteligência e estratégia...