É comum terceirizar algumas atividades de um negócio: contabilidade, recursos humanos, serviços ao cliente, TI e logística.
A terceirização tem uma capacidade comprovada de fornecer inúmeros benefícios para empresas de todos os tamanhos e há inteligência e estratégia por trás da terceirização.
No entanto, a maioria das empresas tende a desenvolver as soluções de marketing e vendas internamente, através de um departamento próprio, ou atribuindo múltiplas funções a um funcionário. Algumas atividades podem ter resultados excelentes enquanto outras podem apresentar inconsistências.
Por isso a terceirização completa ou parcial em Vendas e Marketing é uma decisão estratégica até mesmo para os gestores destas áreas.
Os 10 principais benefícios da terceirização em Vendas e Marketing
Neste artigo elencamos os 10 principais benefícios da terceirização em Vendas e Marketing. As motivações e oportunidades podem ser distintas para empresas de diferentes portes e mercados, e as aplicações se diversificam de acordo com variáveis internas e externas. Por isso os mesmos 10 benefícios terão significados diferentes de acordo com características do negócio como: tamanho e disponibilidade das equipes de vendas e marketing, necessidades de inovação, posição no mercado, capacidade de investimento em marketing, metas de expansão de mercado, lançamento de novos produtos e soluções, e outras combinações que serão peculiares a cada empresa.
Nos próximos artigos falaremos um pouco mais sobre as motivações e oportunidades particulares a grandes empresas, empresas que já contam com departamentos de marketing e vendas estruturados, e também veremos a situação sob a ótica de startups e empresas em crescimento.